A realidade de uma escola estadual é bem diferente de uma escola particular, mas o professor deve mostrar que tem força de vontade e enfrentar qualquer dificuldade. O professor deve procurar se informar sobre as novas tecnologias, melhorando a qualidade de ensino e providenciando formas de levar o conhecimento para os alunos.
A democratização ao acesso as tecnologia de informação virão a medida que as escolas, por seus responsáveis se informatizares e mostrarem a importância dessa capacitação para a sociedade.
A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana. Vê-se claramente que apenas o acesso às mídias e tecnologias de informação e comunicação não é suficiente para assegurar aos cidadãos a efetivação de seus direitos e o exercício de uma cidadania plena, no entanto, o não acesso agrava ainda mais o quadro de exclusão e desigualdade social. Influenciando também a relação social, pois o mercado de trabalho exige uma capacitação das novas tecnologias de informação. Para vencer a exclusão digital é importante que o professor não tenha medo de aprender a lindar com as tecnologias de informação.
